Sobre a Prova

 

A mesma é dividida em 3 etapas:

Prova: destinada aferir o desempenho dos estudantes em relação ao conteúdo programático previsto nas diretrizes curriculares nacionais ou no catálogo nacional de cursos superior de tecnologia do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas de conhecimento.

Questionário do estudante: destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para compreensão dos resultados dos estudantes no Enade e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de IES.

Questionário de percepção de prova: destinado a levantar informações que permitam aferir a percepção dos estudantes em relação a prova, auxiliando, também na compreensão dos resultados dos estudantes no Enade.

 

image 2

A prova se divide em questões de formação geral e questões de conteúdo específico do curso avaliado. 

Na parte de formação geral são aferidos conhecimentos gerais e atualidades. Mantenha-se informado sobre o que acontece no país e no mundo por meio de jornais e noticiários para se atualizar, navegue pela internet que disponibiliza visitas virtuais a vários museus do mundo, além de poder consultar provas de anos anteriores no site do MEC. 

Nas últimas edições, o Enade tem privilegiado situações-problema que envolvem os direitos humanos. Dessa forma, procure se inteirar sobre temas atuais dessa natureza. 

Quanto ao componente específico do curso, vale uma revisão dos conteúdos que você viu no início do curso, principalmente, aqueles de formação humana e social. Além disso, a revisão dos principais núcleos de assuntos das disciplinas do curso pode ser uma forma de preparação tanto para o Enade, quanto para outras provas ao longo da carreira (concursos, processos seletivos etc).