O que é Enade?

 

ENADE (exame nacional de desempenho dos estudantes) é um exame que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atuação dos estudantes com relação a realidade brasileira e mundial.

é composto por uma avaliação escrita com questões objetivas e discursivas e por uma avaliação institucional, juntos eles formam o tripé avaliativo o que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.

Assim os resultados do Enade aliados as respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade de Educação Superior.

A inscrição do aluno do ano/ciclo ENADE é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de graduação. E vale ressaltar que a situação de regularidade do aluno é registrada no histórico escolar.

 

O ENADE EM 10 PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

 

O ENADE É OBRIGATÓRIO?

Sim. O Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um componente curricular obrigatório  de todos os cursos de graduação, sendo condição indispensável para a emissão do histórico escolar, assim como para a expedição do diploma do aluno pela Instituição de Ensino Superior - IES. No histórico escolar do aluno concluinte será registrada a sua condição de regularidade somente se ele realizar a prova. 

Portanto, se NÃO realizar o Exame, o aluno NÃO poderá colar grau e NÃO terá seu diploma expedido. (art. 5°, §5° da Lei nº 10.861/2004).

 

QUAL A LEGISLAÇÃO PERTINENTE AO ENADE?

Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

 

QUAL O OBJETIVO DO ENADE?

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

 

QUAIS OS INSTRUMENTOS BÁSICOS DO ENADE?

A prova que normalmente é realizada no mês de novembro todos os anos (que inclui o questionário de impressões dos estudantes sobre a prova).

O questionário do estudante que é respondido pelos alunos, normalmente a partir do mês de outubro do mesmo ano de realização, no site disponibilizado pelo MEC.

- ATENÇÃO: Apenas o próprio estudante inscrito no Enade terá acesso ao seu local de prova e SOMENTE ao final do preenchimento deste questionário do estudante.

 

Obs.: Além destes dois instrumentos básicos, há, também, um questionário que é respondido pelo coordenador(a) do curso.

 

QUAIS OS ESTUDANTES QUE DEVERÃO SER INSCRITOS NO ENADE?

Há um cálculo em percentual de carga horária cumprida que pode variar de ano para ano, conforme o Edital do Exame que é publicado pelo MEC. De modo geral, todos os estudantes em final de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade, conforme divulgado pelo MEC. No entanto, SOMENTE os estudantes concluintes realizarão a prova. Os estudantes ingressantes são sempre dispensados da participação da prova.

 

O QUE SE ENTENDE POR "CONCLUINTES"?

Isto pode variar conforme o Edital do ENADE, porém, de acordo com os Editais dos últimos anos. Serão caracterizados como concluintes todos os estudantes que estejam em uma das seguintes situações: 

  • tenham expectativa de conclusão do curso a ser avaliado pelo Enade até julho do ano seguinte; ou
  • tenham cumprido percentual superior a 80% (oitenta por cento) da carga horária do curso a ser avaliado pelo Enade, independente do período letivo de expectativa de conclusão do próprio curso. 

 

O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE É DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO?

Sim. O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório pelo aluno. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante. O estudante que não preencher o questionário será considerado faltoso ao Exame, ainda que tenha comparecido no dia da prova.

ATENÇÃO: O estudante deve preencher o questionário atentamente, pois o mesmo impactará na nota Enade.

 

O RESULTADO DO ALUNO NO ENADE AFETA DE ALGUMA FORMA O SEU CURRÍCULO? 

Sim. A regularidade do concluinte em relação ao Enade será registrada em seu Histórico Escolar. A pontuação de cada aluno no Exame será divulgada, por meio do Boletim de Desempenho, disponível no site do ENADE para acesso somente pelo concluinte.  Uma prova entregue incompleta ou com baixo desempenho, pode implicar em nota baixa para o seu curso, que será divulgada publicamente, por Instituição e por município. Esse fato poderá depreciar o valor de seu diploma no mercado de trabalho. 

 

COMO DEVO ME PREPARAR PARA A PROVA DO ENADE? 

A prova se divide em questões de formação geral e questões de conteúdo específico do curso avaliado. Na parte de formação geral são aferidos conhecimentos gerais e atualidades. Mantenha-se informado sobre o que acontece no país e no mundo por meio de jornais e noticiários para se atualizar, navegue pela internet que disponibiliza visitas virtuais a vários museus do mundo, além de poder consultar provas de anos anteriores no site do MEC. Nas últimas aplicações, o Enade tem privilegiado situações-problema que envolvem os direitos humanos. Dessa forma, procure se inteirar sobre temas atuais dessa natureza. 

Quanto ao componente específico do curso, vale uma revisão dos conteúdos que você viu no início do curso, principalmente, aqueles de formação humana e social. Além disso, a revisão dos principais núcleos de assuntos das disciplinas do curso pode ser uma forma de preparação tanto para o Enade, quanto para outras provas ao longo da carreira (concursos, processos seletivos etc). 

Além da preparação para lidar com o conteúdo da prova, você deve refletir quanto a importância da sua postura frente a este processo de avaliação. O seu sucesso sempre dependerá de determinação, seriedade e coragem para fazer o seu melhor. Um bom resultado no Enade será o começo promissor para uma carreira brilhante. Faça a sua parte para poder se orgulhar do seu diploma, que irá acompanhá-lo sempre no mercado de trabalho.

 

COMO RESOLVER A PROVA?

É preciso respondê-la de forma completa, não deixando nenhuma questão sem resposta. As questões específicas do curso (na última prova foram da 11ª a 40ª questões da prova) devem receber prioridade porque equivalem a 75% do peso da nota final. Mas as de Formação Geral também devem ser resolvidas porque, embora com peso de 25% no cálculo final, não podem “ser zeradas” para que a sua nota seja computada. Cabe atenção especial às questões discursivas, sejam específicas do curso ou de Formação Geral, porque têm peso 2. Desta forma, entender e seguir a regra da avaliação é importante para que o desafio da prova resulte em valorização do Diploma auferido na Instituição de Ensino Superior.

 

Sequência sugerida para responder a prova do Enade em 4 etapas:

 

  1. Inicie com as questões discursivas de conhecimento específicas
  2. Passe para as questões discursivas de formação geral
  3. Na sequência, faça as questões objetivas de conhecimentos específicos 
  4. Por fim, as questões objetivas de formação geral.

 

QUALQUER DÚVIDA SOBRE O ENADE PODERÁ SER RESPONDIDA PELO COORDENADOR DO SEU CURSO.